Prevenção e Combate a Incêndios

Contamos com um sistema de Prevenção e Combate a Incêndios com monitoramento 24 horas, estruturado para atuar na RPPN Aldeia e nos canaviais localizados no entorno das nossas unidades em Delta e Conceição das Alagoas.

Nossa estrutura inclui caminhões-pipa, caminhonetes de apoio e brigadistas capacitados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Em emergências, especialmente em áreas de difícil acesso para os caminhões, utilizamos duas aeronaves para o combate aos incêndios. Paralelamente ao sistema de alerta e combate, mantemos o foco na prevenção.

Ações preventivas

Realizamos ações de conscientização com nossos colaboradores, comunidade, fornecedores e parceiros, reforçando os prejuízos ambientais causados pelas queimadas e solicitando o apoio de todos no combate a essa prática.

Imagem 1

Em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), instalamos placas e outdoors com orientações sobre os riscos das queimadas e medidas de prevenção, além de divulgar vídeos sobre o tema em nossas redes sociais.

Para evitar as ocorrências de incêndios, atuamos de forma preventiva com:

Análise das áreas de risco

Identificação e mapeamento de áreas vulneráveis a incêndios

Limpeza de aceiros

Margens de rodovia e carreadores dos canaviais mantidos limpos

Sistema de monitoramento

Centro de Inteligência Agrícola-CIA na Unidade Delta, matriz

Fazemos parte do Plano de Auxílio Mútuo em Emergências (PAME), grupo composto por empresas do setor sucroenergético e pelo terminal ferroviário da região, com o objetivo de atuar de forma conjunta na preparação e resposta a emergências nas instalações das empresas participantes. O plano é gerido pelo Corpo de Bombeiros e todas as ações seguem o estatuto de gestão do 8º Batalhão de Bombeiros Militares (8º BBM).

Esse plano também promove o relacionamento constante entre os integrantes, fortalecendo nossa capacidade de resposta a sinistros e facilitando a interação com as autoridades públicas responsáveis pelas ações emergenciais.

Além da atuação conjunta, recebemos alunos do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais sempre que solicitado, para realizarem treinamentos práticos em nossos canaviais e conhecerem nossos processos agrícolas no campo.

Imagem 1