Colaboradores realizaram simulação de combate a incêndio, evacuação e resgate

2 min de leitura
Agricultura0

No escritório administrativo da Unidade Delta, os colaboradores da Delta Sucroenergia fizeram a simulação de combate de incêndio, evacuação e resgate de vítima. Ao todo foram 16 colaboradores atuantes no simulado entre brigadistas e a equipe do SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho. Na evacuação realizada, foram 154 colaboradores que desocuparam o prédio de forma simultânea e organizada.

O simulado teve início às 7:35h, onde a Segurança do Trabalho foi acionada recebendo a informação da existência de um foco de incêndio no telhado do escritório administrativo. Sendo assim foi acionado pela Segurança Patrimonial o sinal sonoro de emergência para que os Brigadistas da unidade se direcionassem ao ponto de encontro (10 toques intermitentes), onde foram definidas as responsabilidades de cada brigadista e em que área cada um iria atuar. Por se tratar de uma simulação de um sinistro grave e iminente, foi acionado o sinal sonoro de forma continua a fim de que fosse iniciado o processo evacuação geral do prédio, cumprindo as prioridades e de forma organizada, em fila, mantendo distância segura e utilizando o caminho seguro predefinido.

Para o combate ao incêndio, os brigadistas realizaram a linha de hidrante para combater o foco até a neutralização e eliminação deste. Também foi realizado a técnica de rescaldo para evitar uma reignição do foco e manter o local em condições seguras.

Os brigadistas ao realizarem a evacuação identificaram um colaborador que havia sofrido uma queda com diferença de nível e precisaria de resgate por suspeita de fratura e crise convulsiva. O Ambulatório Médico foi acionado via rádio pelos brigadistas, que prontamente fizeram os primeiros socorros garantindo o suporte básico e mantiveram a área livre e de fácil acesso para o resgate. Com a chegada da equipe do Ambulatório Médico, foi realizado o atendimento adequado conforme anamnese realizada e informada pelos brigadistas, a vítima foi imobilizada e direcionada ao pronto atendimento da cidade utilizando a ambulância da empresa.

Todo o processo do simulado durou 30 minutos e foi seguido pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho da unidade, Mardem da Silva Santos, acompanhando cada ação a fim de garantir a veracidade, o tempo de resposta e os pontos positivos e negativos a fim de que, em uma situação real, a atuação da brigada e equipe o SESMT seja rápida, eficaz e segura. Ao final, com toda situação controlada os colaboradores foram liberados para retornar aos seus postos de trabalho e desenvolver suas atividades de rotina.

Essa iniciativa visa capacitar todos os colaboradores da Delta para que no caso de situações críticas, todos saibam como agir e desenvolvam a Cultura de Segurança com ênfase na importância da prevenção a vida e ao tempo de resposta em casos de emergência.