CEO da Delta Sucroenergia participa de seminário de lançamento do acordo de cooperação MBCB
A Esfera Brasil e o MBCB-Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil realizaram na terça-feira, dia 19, o seminário "Descarbonização: os desafios para a mobilidade de baixo carbono no Brasil", em Brasília/DF. O CEO da Delta Sucroenergia, Robert Lyra, marcou presença neste importante encontro que lançou o acordo de cooperação e levantou temas voltados ao uso de biocombustíveis, como o etanol, o aumento do etanol anidro na gasolina, a produção de energia limpa e a transição energética.
Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), contou com a presença de autoridades, como: o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; Ministro dos Transportes, Renan Filho; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Também estiveram presentes os representantes das principais montadoras do país, empresas e entidades do setor sucroenergético e de biogás, sistemistas e indústrias de autopeças, associações e entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos.
Na programação, diversos painéis contaram com a presença de personalidades que fazem parte do movimento, sendo todas voltados para debater soluções para o presente e o futuro na mobilidade de baixo carbono no Brasil, em prol da força tarefa para diminuir as emissões de carbono dos veículos leves e pesados.
O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono é uma iniciativa que visa promover a transição no setor de transportes, respeitando a neutralidade tecnológica e estimulando a neoindustrialização bioelétrica apostando na combinação de biocombustíveis, com motores flex-híbridos a etanol.
Com o acordo, o Brasil busca reduzir as suas emissões de CO² nos transportes, utilizando todas as soluções de baixo carbono disponíveis, apoiando a neoindustrialização bioelétrica, gerando empregos e renda, e fortalecendo a sua competitividade global. Assim, o MBCB visa o potencial e as vantagens competitivas que credenciam o Brasil como agente principal no processo de descarbonização em âmbito global.
Ainda segundo o MBCB, enquanto o mundo busca soluções para a transição energética, o Brasil ocupa as primeiras posições entre os maiores produtores de biocombustíveis do mundo. A partir do acordo, a missão é utilizar todas as soluções de baixo carbono disponíveis para uma mobilidade limpa, econômica e socialmente responsável.
