Delta Sucroenergia participa de Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade no setor bioenergético
O "Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Bioenergético Mineiro", realizado pela SIAMIG Bioenergia em parceria com a Gaia Consultoria e Gestão Ambiental e a IMPAR (Instituo Mineiro de Preservação Ambiental Rural), aconteceu em Belo Horizonte, e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre elas estavam representando a Delta Sucroenergia, a gerente de Sustentabilidade, Claudia Savoia de Paiva Machado e o coordenador do setor Marcos Paulo Galli, autoridades e representantes de outras usinas associadas para o compartilhamento de conhecimento sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela agroindústria bioenergética do estado.
Ao longo do encontro, foram realizados diversos debates e apresentações, abordando temas como o panorama de conformidade ambiental do setor bioenergético de Minas Gerais, a aplicação localizada de vinhaça e a produção de bioinsumos a partir de resíduos industriais.
Claudia Savoia destacou a importância em participar do workshop para obter informações e atualizações para ações ainda mais assertivas. “A participação no Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade por parte da Delta Sucroenergia foi de extrema importância, uma vez que abordou temas relevantes ao setor bioenergético, bem como a obtenção de informações e atualizações relevantes, que nos permite realizar ações de forma assertiva, sempre com foco na sustentabilidade do negócio", ressaltou a gerente de Sustentabilidade.
Mário Campos, presidente da SIAMIG, compartilhou sua visão estratégica, que tem guiado a agroindústria para novos patamares de sustentabilidade e eficiência. Ele ressaltou a importância do workshop como uma plataforma para troca de conhecimentos e melhores práticas entre as usinas associadas que estavam presentes, autoridades governamentais e consultores. Ele enfatizou ainda a necessidade de colaboração entre os diversos atores do setor bioenergético e o compromisso conjunto em busca de um futuro sustentável para Minas Gerais.
O evento contou com a participação da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Marília Carvalho, que abordou as ações que o estado de Minas Gerais está fazendo relacionadas à sustentabilidade e ao avanço das políticas ambientais, destacando a importância da colaboração entre os setores público e privado para impulsionar práticas sustentáveis.
O Gerente de Sustentabilidade da FIEMG, Thiago Cavalcanti, levou insights valiosos sobre inovação tecnológica, eficiência energética e gestão sustentável de recursos, fornecendo uma visão aprofundada sobre como as indústrias sucroenergéticas podem adotar práticas mais sustentáveis em suas operações.
Legenda da foto: A gerente de Sustentabilidade, Claudia Savoia e o coordenador do setor, Marcos Paulo Galli com o sócio diretor da Gaia Consultoria, Guilherme Barreto e Rodolfo Coelho, técnico da Mater Gaia.
