Delta esteve presente na sanção da Lei dos Combustíveis do Futuro
O CEO da Delta Sucroenergia, Robert Carlos Lyra, e a Vice-Presidente, Virgínia Lyra estiveram na cerimônia de assinatura da Lei dos Combustíveis do Futuro (PL 528/2020), sancionada ontem (08/10), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a feira: Liderança Verde Brasil Expo, em Brasília. O evento reuniu as maiores empresas públicas e privadas dos setores de biocombustíveis, gás e energia elétrica, além das lideranças políticas que estiveram à frente de todo o processo legislativo.
A nova legislação representa um avanço significativo na política de descarbonização do Brasil, colocando o país na vanguarda global em termos de transição energética e visa promover a utilização de biocombustíveis, como o etanol, que passa a ter uma margem maior de mistura à gasolina, chegando até 35%. Outros pontos da lei são a regulamentação da Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), considerada crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa e o aumento da adição de biodiesel ao diesel, além de fomentar a produção e o consumo do Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
O governo Federal busca criar oportunidades que aliam desenvolvimento econômico com geração de empregos e respeito ao meio ambiente, por isso, a lei institui programas para incentivar a pesquisa, a produção, a comercialização e o uso de biocombustíveis, com o objetivo de promover a descarbonização da matriz de transportes e de mobilidade. A nova lei também institui o marco regulatório para a captura e a estocagem de carbono e facilita investimentos que somam R$ 260 bilhões.
Para todas as alterações previstas na nova lei também haverá as regulamentações e fiscalizações das atividades para a estocagem de dióxido de carbono e de produção e comercialização dos combustíveis. Essas fiscalizações e regulamentações serão no âmbito da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Programa Mover), do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve).
Durante o evento de sanção, o presidente Lula visitou o estande da Bioenergia Brasil, em parceria com a Unica e pôde conhecer mais sobre o processo de produção de etanol e biometano, além de conversar ao vivo a nossa operadora de máquinas, Ana Paula da Silva Teixeira, da Unidade Volta Grande, situada em Conceição das Alagoas/MG. Ela contou ao presidente sobre sua atuação na colheita 100% mecanizada e sobre todas as oportunidades de crescimento profissional em seus 14 anos de carreira na Delta, iniciando nos Serviços Gerais e se qualificando até chegar a operar uma colhedora tecnológica.