Presidente e Vice da Delta recebem homenagem na 24ª Conferência Internacional DATAGRO
Na manhã desta segunda-feira, foi aberta oficialmente a 24ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, evento de destaque no setor sucroenergético que, este ano, celebra o centenário do etanol no Brasil. Realizada anualmente em São Paulo, a conferência, que tem sido o evento técnico de apoio ao tradicional Sugar & Ethanol Dinner Brasil promovido pelo Sugar Club, atraiu as principais lideranças do setor para discutir o futuro e homenagear grandes contribuições.
Durante a cerimônia, o presidente da Delta Sucroenergia, Dr. Robert Carlos Lyra, e a vice-presidente, Virgínia Soriano Lyra Leão, receberam uma homenagem especial do presidente da DATAGRO, Plínio Nastari. Foram reconhecidos pelo seu papel na inovação e desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético. Plínio destacou o nome do Dr. Salvador Pereira de Lyra (1894-1971), avô de Robert Lyra, como um dos pioneiros da produção de etanol no Brasil.
“O etanol começou por iniciativa de Salvador Lyra”, afirmou Plínio, ressaltando o legado de trabalho que começou com Salvador Pereira de Lyra e passou por gerações, incluindo o Dr. Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto (1925-2017), pai de Robert Lyra.
Dr. Salvador Pereira de Lyra, que completaria 120 anos neste 21 de outubro, foi lembrado como um dos protagonistas do início da produção de etanol no Brasil. Sua visão de inovação e sua atuação no setor agrícola ajudaram a moldar a indústria que, ao longo do século, transformou o Brasil em uma potência mundial na produção de biocombustíveis.
Virgínia Lyra, representando a 5ª geração da família à frente da Delta Sucroenergia, em nome também dos irmãos Rodrigo Soriano Lyra e Renata Lyra de Paula Eduardo, que fazem parte do conselho administrativo, agradeceu a homenagem e elogiou a organização da 24ª Conferência Internacional DATAGRO, destacando a importância do evento para o setor sucroenergético. A Delta Sucroenergia, com suas unidades no Triângulo Mineiro, processou na última safra 12 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e se consolida como uma das principais empresas no cenário brasileiro, gerando mais de 4 mil empregos diretos e 8 mil indiretos.
