Colaboradores da Delta participam de curso sobre manejo de animais peçonhentos
O curso promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com a participação da Delta Sucroenergia por meio do Programa de Atendimento ao Meio Ambiente (PAME), foi realizado no 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, em Uberaba, sob a instrução do Sargento Wenderson Luiz da Silva.
A capacitação de profissionais para o manejo seguro de animais peçonhentos teve foco na proteção ambiental, segurança das pessoas e preservação da fauna, como consta na Norma Regulamentadora-NR 31. O treinamento oferece uma base sólida em conhecimentos teóricos e práticos, visando qualificar os participantes para atuar em situações de manejo, identificação, prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Os animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno por meio de glândulas e possuem estruturas adaptadas para inoculá-lo, como dentes modificados, ferrões ou aguilhões. Nesse tipo de animais incluem: serpentes (peçonhentas e não peçonhentas), aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos e formigas.
Como conteúdo teórico, o curso abordou sobre a biologia destes animais: a caracterização de espécies e adaptação evolutiva para a produção e uso de veneno; identificação e reconhecimento: diferenciação entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas, além de outros animais perigosos (aranhas, escorpiões, vespas, formigas, entre outros); mitos e verdades: esclarecimento sobre crenças populares relacionadas a animais peçonhentos; acidentes e primeiros socorros: medidas imediatas em casos de acidentes com animais venenosos; prevenção: técnicas para evitar acidentes em áreas de risco; equipamentos de proteção: uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC); importância no bioma: o papel ecológico dos animais peçonhentos no equilíbrio ambiental; e percepção de riscos: análise de fatores que influenciam a percepção das pessoas sobre o perigo.
Na parte prática do treinamento, os colaboradores da Delta aprenderam técnicas de manejo e uso de ferramentas específicas, noções de "zona de segurança" para evitar incidentes, procedimentos para contenção, transporte e soltura de animais peçonhentos, a aplicação prática do uso de EPIs e equipamentos de captura.
Participar desse treinamento reforça o compromisso da Delta Sucroenergia em zelar pela segurança, preservando e contribuindo para o equilíbrio da biodiversidade.