Capacitação e inovação marcam o workshop do setor de Nutrição da Delta Sucroenergia
A Delta Sucroenergia promoveu um importante workshop para os colaboradores do setor de nutrição, reforçando seu compromisso com a capacitação e o aprimoramento das práticas agrícolas. O evento que faz parte do “Circuito do Conhecimento” organizado pelo time de Treinamento e Desenvolvimento, contou com diversas palestras e apresentações técnicas, abordando temas essenciais para a segurança, eficiência operacional e qualidade agrícola.
O workshop aconteceu no Centro de Lazer, para os colaboradores da Unidade Delta e no Centro Tecnológico de Conceição das Alagoas, para os colaboradores da Unidade Volta Grande, voltado para auxiliares de processos agrícolas, operadores de máquinas líderes e coordenadores do setor.
Ao todo, participaram 375 pessoas e teve as falas de abertura dos Gerentes Agrícolas, Adriano Aparecido de Souza Honorato e Alysson Sfordi Conde, que destacaram a importância do aprimoramento contínuo do setor. Na sequência, o técnico de segurança do trabalho, Carlos Roberto Alves, e o engenheiro de segurança, Edivaldo Rodrigues, abordaram a segurança e percepção de risco, reforçando a necessidade de práticas seguras para garantir a integridade dos colaboradores no campo.
A equipe de saúde, representada pela técnica em enfermagem Ana Flávia da Silva e pela enfermeira Paula Machado Teixeira, apresentou orientações sobre primeiros socorros, essenciais para atendimento emergencial no ambiente de trabalho. Logo após, o setor jurídico destacou a importância do Código de Ética da Delta Sucroenergia, reforçando os princípios e valores que norteiam a conduta profissional dentro da empresa.
Os analistas de Topografia, Rodrigo Silva Lemos Bernardes e Jonatan Elias da Silva Souza, explicaram como os projetos com GPS contribuem para a eficiência das aplicações agrícolas, garantindo maior precisão e otimização dos recursos. A manutenção preventiva de equipamentos e máquinas foi abordada pelo Gerente de PCMA, Ulisses Jorge Mayeda, e pelo coordenador da Automotiva, Antonio Joaquim Junior, que enfatizaram os cuidados para evitar quebras e desgastes.
As metas do setor para a safra 25/26 foram apresentadas pelo coordenador do CIA, Lennon Cesar da Silva, e as metas de consumo de combustível das máquinas foram detalhadas pelo setor de Custos, com a participação do coordenador Christian de Oliveira Zacharias da Silva e do analista Cristiano Giuliano Marques e o coordenador de Tecnologia Agrícola, Douglas Carvalho Costa, apresentou as tecnologias de piloto automático, destacando sua importância na modernização e eficiência operacional.
Para finalizar a etapa técnica, os coordenadores do setor de nutrição, Everton de Souza Furtado, Damyller Cantarine de Moraes, Aline Aparecida Santos Rodrigues da Cunha e Lívia de Paula Freitas, discutiram o manejo de irrigação, fertirrigação, adubação mineral, corretivos e torta de filtro, abordando estratégias para melhorar a produtividade agrícola. A qualidade agrícola na irrigação foi detalhada pelos coordenadores José Douglas de Lima Alves e Alderico Aparecido Mortari Filho, enquanto o analista Gustavo Andrade Pamplona, falou sobre a aplicação de torta de filtro, calcário e fosfato.
No segundo bloco do workshop, empresas parceiras apresentaram soluções inovadoras para o setor: A Komet falou sobre a calibração e manutenção de aspersores; A Maqnelson mostrou as tecnologias para os tratores; A Germek demonstrou a operação com implementos e motobombas; A Raesa falou sobre o manejo de adutora móvel; A empresa Hidroambiental mostrou as válvulas e melhoria delas na operação; A Fertigran falou sobre adubos e impacto na produtividade; A Belocal mostrou quais os cuidados no armazenamento e aplicação; A Agronelli falou sobre os benefícios da aplicação de gesso.
O workshop reforçou o compromisso da Delta Sucroenergia com a capacitação de seus colaboradores e a busca por inovações que otimizem a produtividade e garantam práticas agrícolas mais sustentáveis. A troca de conhecimento entre equipes e parceiros fortalece a excelência operacional da empresa e impulsiona o setor para os desafios do futuro.