Estudantes da Uniube veem tecnologia agrícola durante visita à Delta
Um grupo de alunos do curso de Agronomia da Uniube (Universidade de Uberaba) visitaram a unidade Delta do grupo. Eles estavam acompanhados pela coordenadora do curso e professora de Biotecnologia, Harielly Marques e da professora de Topografia e Georreferenciamento, Aline Claro. Eles foram recepcionados e acompanhados durante a visita pela analista de Recrutamento e Seleção, Thamara de Moura Marques.
A visita ao campo, para conhecerem de perto um pouco dos processos agrícolas, o coordenador de Topografia, João Francisco Marques acompanhou e mostrou algumas das técnicas usadas pela empresa. Os estudantes ainda visitaram o laboratório da unidade, onde a coordenadora Leandra Mota da Silva, fez questão de mostrar todo o processo de produção da Cotesia usada contra as pragas da cana-de-açúcar. Eles também passaram pelo CIA (Centro de Inteligência Agrícola) onde puderam ver a rotina tecnológica da área agrícola.
“A visita técnica foi uma experiência extremamente enriquecedora para nossos alunos. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o laboratório de produção de Cotesia, um importante agente de controle biológico da broca-da-cana, e compreender como a biotecnologia tem contribuído para uma agricultura mais sustentável e eficiente. Essa vivência prática complementa de forma significativa o que é discutido em sala de aula, aproximando os estudantes da realidade do campo e das inovações tecnológicas aplicadas ao setor sucroenergético. Ver o interesse e a curiosidade dos alunos diante dos processos produtivos reforça o quanto experiências como essa são valiosas para a formação de profissionais mais conscientes e preparados para os desafios do agronegócio. Aproveito para agradecer à Delta Sucroenergia e a toda a equipe técnica pela receptividade e pela disponibilidade em abrir espaço para que nossos alunos pudessem vivenciar na prática o conhecimento que constroem em sala de aula", ressaltou Harielly Marques, coordenadora do curso de Agronomia da Universidade do Agro/Uniube.
A professora Aline Claro complementou que essa experiência em ambiente real de produção foi muito importante para conectar teoria e prática. "Na visita à Delta Sucroenergia, os alunos puderam observar na prática a aplicação dos conceitos de topografia e agricultura de precisão, desde o mapeamento inicial da área até o planejamento e definição das curvas de nível com base nos dados geoespaciais obtidos em campo. Além disso, conheceram a Central de Inteligência Agrícola (CIA) e acompanharam a operação de aplicação de vinhaça utilizando trator equipado com computador de bordo trabalhando com mapas previamente gerados. Essa experiência em ambiente real de produção foi muito importante para conectar teoria e prática e reforçar o aprendizado dos conteúdos trabalhados em sala".
A Delta Sucroenergia acredita que parcerias com instituições de ensino são fundamentais para o fortalecimento do setor sucroenergético e que aproximam o meio acadêmico da realidade do campo, pois contribuem para o desenvolvimento e com a formação de futuros profissionais alinhados às demandas do mercado e às inovações tecnológicas e a sustentabilidade no agronegócio.
