Módulo do curso de combate a incêndio dos Bombeiros é realizado na Delta Sucroenergia
A Delta Sucroenergia recebeu a turma do curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, realizado pelo 5º Comando Operacional de Bombeiros, de Governador Valadares. O módulo de “Métodos de Combate a Incêndios em Canaviais”, aconteceu nas instalações da unidade de Delta, nos dias 22 e 23 de maio.
Ao todo foram 30 alunos capacitados, sendo 27 militares do estado de Minas Gerais, 2 militares do estado de Goiás (capitão Rogério Matos e o 1º tenente Daniel Vitor da Costa Silva) e o brigadista do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Elias de Moura Nobre. Eles estavam acompanhados pelo coordenador do curso, Wagner Ribeiro Alexandre, 1º tenente do 5ºCOB/MG.
Para iniciar o treinamento foram recebidos no centro de lazer pelos gerentes da Delta Sucroenergia: Claudia Savoia de Paiva Machado, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente; Marcel Prates Mundim, gerente Agrícola e o gerente Industrial da unidade Delta, Anthony Henrique Duque de Oliveira e pelo instrutor do módulo Ronaldo Lopes, tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, que informaram sobre os processos das Delta, os cuidados com o meio ambiente e os cuidados para prevenção de acidentes.
O tenente Wagner Ribeiro Alexandre destacou a Delta como referência no combate a incêndio em canaviais: "Hoje no Brasil não tem um manual de como se tratar fogo em canaviais. Já foi usado o contrafogo, mas é uma prática antiga e que é variável, pois pode acabar ou aumentar o incêndio. As ações que a Delta tem faz com que os números apresentassem um índice muito baixo de incêndios, onde na maior parte dos casos começaram por atos culposos de um indivíduo".
Os alunos do curso conheceram todo o pátio industrial da unidade da Delta e receberam um treinamento com o tenente da reserva Ronaldo Lopes em conjunto com a equipe da brigada de incêndios da Delta Sucroenergia. Durante a noite, todos foram até o campo para realizar um treinamento em uma frente de trabalho. Os alunos ainda tiveram a palestra sobre incêndios em monoculturas, pelo bombeiro veterano tenente-coronel Anderson Passos de Souza, autor do livro Brumadinho 272.