Delta realiza ação de rastreamento de hipertensão com seus colaboradores

2 min de leitura
Agricultura0

Maio é o mês de prevenção e combate a hipertensão, por isso, a Delta Sucroenergia realizou o Hiperdia para aferição de pressão arterial dos colaboradores. Os atendimentos que começaram no dia 16 terminaram na última quinta-feira, dia 25 e teve o apoio da Unimed e Almanza.

Visando a busca de indivíduos hipertensos assintomáticas, o Hiperdia aconteceu nas três unidades do grupo. No evento também foi realizado o rastreamento de diabetes através da aferição do índice de glicemia, pois essa condição está frequentemente associada a hipertensão arterial.

“Atualmente no Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de pessoas são hipertensas. Enquanto outros 13 milhões de brasileiros são diabéticos. Se trouxermos para os colaboradores da Delta Sucroenergia, os números são baixos. Atualmente, segundo os números dos exames periódicos de 2022, são 11% de colaboradores hipertensos e outros 2,74% de diabéticos”, informou o dr. Guilhermo Justino Mundim, médico do trabalho da Delta.

Ainda conforme os dados do último exame clínico periódico realizado pela medicina do trabalho da Delta, os números de colaboradores hipertensos e diabéticos estão abaixo do número nacional devido a faixa etária média dos colaboradores estar abaixo de 40 anos e doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, serem mais prevalentes após 45 anos.

Combate ao tabagismo

A Delta Sucroenergia regularmente estimula o combate ao tabagismo com orientações sobre os malefícios do cigarro nos exames clínicos ocupacionais. O tabagismo, de acordo com a OMS, é considerado doença e está no grupo dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. O cigarro causa ainda vários tipos de câncer, doenças pulmonares, aumenta o risco de infarto, aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e pode piorar o controle de hipertensão arterial e diabetes. Esses riscos também se aplicam aos fumantes passivos, pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes. Por isso, o tabagismo deve sempre ser combatido.